Acervo do Gabinete

  O Gabinete Literário Goyano possui um enorme e inestimável acervo de cerca de 19 mil volumes, abarcando milhares de livros antigos, de todas as áreas, desde Literatura, Geografia, Economia, Ciências, História do Brasil e Universal, Viagens, Religião, até grandes coleções inteiras de manuais de Medicina, muitos dos quais em francês, coleções de revistas e jornais dos séculos XIX e XX, enciclopédias raras, centenários livros de atas, de registros de sócios e de leituras, além de móveis, utensílios e objetos do século XIX, compreendendo um dos arquivos históricos mais raros e valiosos do Estado de Goiás, guardião de verdadeiras relíquias e raridades inigualáveis. Assim, o Gabinete Literário é um tesouro inestimável de todos os goianos e brasileiros, de modo que conta um pouco da história do Brasil Central.



Ademais, cumpre ressaltar que o Gabinete Literário recebeu em doação das respectivas famílias bibliotecas inteiras de grandes personalidades goianas, as quais integram o seu acervo, sendo hoje, pois, seu guardião, tais como as bibliotecas do Dr. Tasso de Camargo, de Alcide Jubé e de Consuelo Caiado.



A despeito de ainda estar em andamento os trabalhos de levantamento e catalogação integral do acervo bibliográfico do Gabinete Literário Goyano, há de se salientar a existência de profícuos projetos de disponibilização e digitalização de parte das obras disponíveis:

- Rede de Estudos de História da Educação de Goiás (link

- Projeto Media Lab da Universidade Federal de Goiás (link)